O Sítio do Zé

Tuesday, August 03, 2004

Os banhistas - Post científico

Todos nós já fomos banhistas, nem que seja uma vez na vida. Mas seremos todos banhistas iguais? Ou cada um tem uma característica especial que nos distingue uns dos outros enquanto banhistas? A meu ver no meio está a virtude, nem 8 nem 80, os banhistas enquadram-se assim em 4 grupos distintos. Vejamos:

1º - Banhista estrangeiro – É um grupo bastante comum, principalmente nas regiões costeiras algarvias, tem com o mar, e principalmente com as ondas, uma cumplicidade especial. O que os distingue é a forma como aguardam pelas ondas, na exacta zona onde elas rebentam. Ao vê-las, dobram ligeiramente o corpo para a frente e colocam-se de costas para a mesma, estando então prontos para o embate, que ao acontecer leva-os de forma repentina e até mesmo violenta até a areia, onde ficam durante segundos, em alguns casos minutos, a recuperar e depois … voltam para dentro de agua repetindo tudo de novo, este processo constrangedor pode repetir-se durante vários minutos. Por fim não esquecer que este banhista tem, por norma, a pele em carne viva, quase em crosta devido ao excessivo contacto com o sol.

2º - Banhista de regiões interiores – Tem duas características marcantes, a 1ª, e talvez a mais marcante, é o facto de se encontrar sempre debaixo de guarda-sol, ao lado da lancheira, encontrando-se vestido(a), a forma como se banham é também peculiar, ficam sempre com a água pelos joelhos, arregaçam as saias ou calças, e banham-se como se crianças fossem, chapinhando na água. Este grupo de banhistas não domina técnica alguma de natação, e quando se aventuram, nadam no maravilhoso estilo canino. São o grupo mais difícil de encontrar, encontrando-se mesmo em vias de extinção, mas é o mais fácil de identificar, devido ás suas características tão peculiares.

3º - Banhista das zonas costeiras – É por norma um banhista confiante, domina todos os estilos da natação, exibe um bronze enegrecido, domina o futebol e o volley de praia, gosta de correr de um lado para o outro da praia, de modo a tornar-se mais visível. Frequenta a mesma todos os dias da semana, é de todos os géneros o mais fácil de encontra, uma vez que, de Junho a Setembro se encontram diariamente em quase todas a praias do país.

4º - O banhista vulgar – É um banhista que não abraça as características de nenhum dos 3 grupos anteriores na totalidade, mas sim um fragmento de cada um deles. É portanto um grupo incaracterizável, que do ponto de vista científico não tem o interesse dos 3 anteriores.

Espero ter elucidado todos os leitores, banhistas, do grupo a que pertencem. É de extrema importância preservar estas espécies, não as ostracizando no seu habitat natural, devemos então respeitar as suas identidades, criando da melhor forma possível, condições para a preservação das diversas espécies de banhistas.

Saudações cientificas,

Um qualquer Zé