O Sítio do Zé

Friday, September 17, 2004

A diarreia

Este é um tema que me intriga. Confesso que nunca compeendi como é formada a diarreia...

Vamos analisar a questão e talvez consigamos chegar a alguma conclusão.

Bom.. o fenómeno principia-se pela ingestão de comida pela boca. Abrimos a boca, levamos o garfo até à boca, mastigamos a comida e engolimo-la. Se mastigarmos como deve ser, o alimento vai já muito moído pelo esófago abaixo, o que facilita a digestão. O esófago e o intestino delgado contribuem, com as suas contracções, para o avanço dos materiais ao longo do percurso.

Residualmente, ficam no intestino materiais que o aparelho digestivo não transformou em substâncias assimiláveis e que elimina sob a forma de fezes.

Ok.. chegamos ao ponto crítico.. as fezes são susbstâncias não assimiladas pelo nosso organismo. Mas porque é que as fezes não são todas iguais? Porque é que há fezes mais e menos duras.. mais e menos líquidas?

Bom.. tive de me informar sobre este assunto. E agora caros leitores, sinto-me em condições de vos encher os espíritos de diarreia.

Apurei, então, o seguinte:

"A diarreia é um sintoma e não uma doença.
É a ocorrência de dejecções líquidas frequentes.
A passagem do alimento através dos intestinos é anormalmente rápida e impede a digestão e absorção completas, não proporcionando tempo nem para a absorção da água.
Por isso é necessária uma reposição de líquidos.

Alimentos proibidos:
- Feijão
- Verduras cruas
- Mamão, pêra, laranja, ameixa
- Leite, iogurte, queijos
- Mel, aveia
- Carne de porco, linguiça, salsicha
- Carnes gordas, banha
- Biscoitos amanteigados, doces folhados, chocolate
- Frituras, gratinados, preparações sauté, maionese
- Manteiga, margarina, creme de leite
- Pratos prontos, industrializados

Recomendação importante:
- Ingerir uma grande quantidade de líquidos (no mínimo 2 a 3 litros de água por dia)"

O que significa que, contrariamente às crenças populares, não é a ingestão de muita água que nos faz entrar em estado diarreico... raio das velhas, sempre a inventar historinhas..

Temos ainda que:

"Normalmente, os alimentos e os líquidos seguem uma via desde o estômago até ao intestino delgado, local onde os nutrientes e a água são absorvidos, e seguem então para o cólon onde os restos não digeridos podem ser armazenados e mais tarde, eliminados.
Algumas vezes, infecções, intoxicações, inflamações ou outras situações podem impedir o normal funcionamento do intestino delgado ou do cólon, bem como a taxa de absorção dos nutrientes e de água.
O movimento normalmente lento, em ondas, do tracto intestinal pode tornar-se hiperactivo, conduzindo os alimentos e líquidos demasiado rapidamente através do cólon.
Isto tem como consequência o aparecimento de fezes aquosas - o que mais frequentemente é referido como diarreia..

O termo "diarreia" deriva da palavra grega "diarrhoia" o que significa "uma corrente". "

O que eu sugiro meus amigos.. agora que já estamos muito mais informados sobre este assunto, é que deixemos de ser preconceituosos.
A diarreia não é uma coisa má.
A diarreia é nossa amiga.
Vamos todos dar as mãos e fazer uma diarreia de amor!!

A Pop Zé

2 Comments:

  • Sendo assim, chamemos os bois pelos nomes, e façamos todos uma diarreia pelo aborto, e se a diarreia for suficientemente forte, talvez consigamos trazer o barco a terra, e cumprir a tão falada missão. Porque realmente, já não os posso ouvir!

    Um qualquer Zé

    By Blogger Um Zé Economicus Basta, at September 19, 2004 at 10:00 AM  

  • Apresta-se para acontecer um escândalo na 4ª feira, no Estádio das Antas, mas o Blog do Belenenses descobriu tudo e não deixa passar em claro esta ilegalidade! Passem pelo Blog e vejam com os próprios olhos!

    By Blogger Unknown, at September 20, 2004 at 11:33 PM  

Post a Comment

<< Home